Eu sinto muito! Não, não estou me desculpando

Sou intensa. Não sei sentir pouco. Não sei me doar pouco. Não sei ser pouco. Aprendi a não contentar-me com o básico e a não sentir-me satisfeita com migalhas. Entendi que o real sentido de viver é buscar sempre mais, é correr atrás do que se sonha e, principalmente, ir além dos próprios limites em busca da felicidade.
Quando o assunto é sentimentos, sinto-me um tanto estranha. Sou um emaranhado de pensamentos, reflexões e vivências, que acaba tornando-se nó em meu peito. Minha intensidade ao ser e ao sentir muitas vezes torna-me frágil. Vejo-me, por vezes, indefesa perante várias situações. Sinto, amo, me dedico e me apego facilmente. Talvez seja esse o meu maior erro: apostar fichas em situações que não valem nem sequer um palpite.
Estou cansada de ouvir de outras pessoas o que devo fazer; “Menina, muda esse jeito ou irá sofrer.”, ou então “O mundo é mau, as pessoas são más. Você irá sofrer se continuar sendo assim, tão ‘bobinha’!”. O que elas chamam de “ser bobinha” se caracteriza por ser exatamente como sou, ao meu jeito, uma pessoa que sonha e que tem fé na vida e nas pessoas. Acredito piamente que todos têm um lado bom, que pode e deve ser despertado. Acredito na bondade das pessoas e no quão humanas e amáveis elas podem ser. Sim, em meio a tanto caos eu ainda acredito no poder do amor e do sentir. Eu ponho fé e esperança que em tudo há um lado bom, e de que há sempre a possibilidade de melhorar.
Minha intensidade, porém, torna-me vulnerável. Vulnerável a amar demais, a sonhar demais, a esperar demais dos outros. Você pode até pensar que estou falando sobre esperar por criar expectativas, mas não é bem isso. Eu espero reciprocidade. Espero receber o que eu emito e colher o que eu planto. O problema é que nem sempre as colheitas são frondosas. Às vezes a terra é seca, e por mais cuidado que se possa dedicar a ela, ela simplesmente não rende frutos. A culpa não é de quem cultivou, mas sim de quem não se deixou florescer, desabrochar e crescer. Não perde quem cuida, perde quem não sabe aproveitar o zelo e a atenção que recebe. Transborde amor. quem não souber nadar, que afunde sozinho.

Não perca sua fé, menina. Não deixe as intempéries externas acabarem com sua esperança. Floresça e se renove a cada amanhecer. Seu coração é lindo, seus sentimentos são especiais e seu modo de ser é fantástico. Continue adubando as coisas boas que existem em você, e jamais deixe de transbordá-las à sua volta. Sei que, por vezes, parece um erro ser amor em um mundo de dor, ser vazante em um mundo raso. Mas te garanto que vale a pena. Jamais mude o que você é. Jamais perca sua essência. Tenha coragem de ser flor em meio aos espinhos. Tenha coragem de ser você, sem mais nem menos. Sinta, ame, sorria e chore caso se faça necessário. Sua intensidade lhe faz linda e especial. Não é defeito sentir e se importar. Defeito mesmo é ser tolo a ponto de ignorar uma pessoa assim como você. Entenda isso e terá a chave de tudo. Você não perde por fazer, perde é quem não sabe receber e retribuir.